Agência Panafricana de Notícias

Líbia perde 3,276 biliões de dólares com fecho de zonas petrolíferas

Trípoli, Líbia (PANA) – O encerramento das instalações petrolíferas fez perder três biliões 276 milhões de dólares americanos à Líbia, pois a produção do crude diminuiu  91 mil 108 barris por dia, anunciou esta terça-feira a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

Até sexta-feira última, o encerramento dos portos e campos petrolíferos na Líbia desde 18 de janeiro último provocou uma dimuição da produção petrolífera de 97 mil 508 barris por dia, contra mais de um milhão 200 mil barris antes, e causou uma perda de três biliões 86 milhões de dólares americanos.

Num comunicado publicado esta terça-feira, a NOC apela "aos responsáveis pelo encerramento para levantar imediatamente o bloqueio imposto e poupar a vida dos trabalhadores do setor petrolífero e dos cidadãos que continuam expostos a sofrimentos persistentes”.

A NOC exorta "os outros órgãos do Estado a preservar as reservas financeiras restantes e a reduzir igualmente as suas despesas”.

A NOC anunciou ultimamente ter adotado medidas de austeridade, devido à ausência de orçamento através da redução das despesas da instituição.

A companhia acusou o Exército Nacional líbio liderado pelo marechal Khalifa Haftar de ter encerrado os portos e campos de petróleo nas províncias do Leste, do Centro e do Sul  do país, lembre-se.

Indicou ainda que um navio petroleiro descarregou segunda-feira  a sua carga no porto de Benghazi, enquanto um outro petroleiro deverá chegar esta terça-feira ao porto.

Segundo a NOC, os entrepostos de armazenamento de Tripoli e de algumas províncias vizinhas e do sul estão confrontados com um défice de abastecimento devido  à deterioração das condições de segurança, pois a cidade capital é abastecida em combustíveis diretamente a partir do porto local.

 

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ  17mar2020