Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede reunião de emergência da Liga Árabe

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia pediu uma reunião de emergência dos delegados permanentes dos países-membros da Líga Árabe na sequência dos "massacres" perpetrados pela organização terrorista Daech (Estado Islâmico) contra civis na cidade de Sirtes, a cerca de 450 quilómetros a leste de Tripoli, abalado por uma onda de violências, indicou o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Al-Dairi.

Numa declaração à imprensa sexta-feira, Al-Dairi afirmou que manteve uma conversa telefónica quinta-feira com o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Choukri, com o qual discutiu sobre a situação difícil dos habitantes civis de Sirtes vítimas de massacres cometidos pela organização terrorista Daech desde 12 de agosto.

O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros explicou que enviou uma carta ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pedindo-lhe para tomar medidas sobre a situação trágica dos habitantes da cidade de Sirtes.

O chefe da diplomacia líbia pediu na sua carta a Ban Ki-moon para examinar rapidamente os pedidos de transfêrencia e de fornecimento de armas ao Exército da Líbia.

Al-Dairi revelou ter dado instruções ao representante da Líbia na Liga Árabe, Achour Abou Rached, para submeter um pedido para uma sessão de emergência a nível dos delegados da organização depois dum contacto por telefone com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, quinta-feira, com o qual discutiu perspetivas da ação árabe para conter a progressão da Daech na Líbia.

-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/TON 15agosto2015