Líbia pede apoio técnico da UE em matéria de medicina legal
Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia pede à União Europeia (UE) um apoio técnico em matéria de medicina legal, nomeadamente para facilitar a identificação dos corpos exumados das valas comuns em Tarhouna, no sudoeste de Trípoli.
O pedido foi expresso segunda-feira pelo ministro da Justiça do Governo líbio de União Nacional, Mohamed Abdelwahed Lamloum, durante uma audiência que lhe concedeu o responsável interino da Missão da UE para a Assistência à Gestão Integrada das Fronteiras na Líbia (UBAM), Peter Sebastian.
Segundo ele, a prioridade do seu Ministério, atualmente, é conseguir um apoio relativo às técnicas e testes de DNA necessários para determinar a identidade dos órgãos extraídos das valas comuns de Tarhouna.
Cento e dois corpos foram tirados das valas comuns na zona de Tarhouna e em 28 outras zonas no sul de Tripoli, após a retirada desta parcela do território líbio, em junho último, das forças rebeldes do marechal Khalifa Haftar (autoproclamado comandante do Exército Naional líbio).
Estes tinham ocupado Tarhouna, a 2 de abril de 2019, com o objetivo de tomar o seu controlo.
Os dois responsáveis examinaram programas de cooperação técnica existentes entre a Líbia e a UE, nomeadamente o reforço das capacidades institucionais do Instituto Superior da Magistratura, o apoio à Direção-Geral da Justiça e às capacidades do Centro de Perícia e Pesquisa Judiciais e a outros programas, de acordo com um comunicado publicado pelo Escritório de Informação do Ministério líbio da Justiça.
Lamloum saudou a vontade clara da Missão Europeia de reforçar a cooperação e apoiar o Ministério da Justiça no desenvolvimento do seu setor.
Por sua vez, o responsável europeu exprimiu a sua satisfação pelo volume de cooperação com o Ministério líbio da Justiça, bem como a sua vontade de o desenvolver até ao mais alto nível.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 20out2020