Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede apoio de Europa para conter imigração clandestina

Benghazi, Líbia (PANA) - As autoridades líbias reconhecidas internacionalmente pediram à União Europeia (UE) apoio para reduzir o fenómeno da imigração clandestina num momento em que os Europeus adotaram durante uma Cimeira de emergência quinta-feira disposições militares contra os traficantes na Líbia.

O porta-voz do Ministério do Interior do Governo interino líbio, o tenente Tarek Kharraz, apelou à União Europeia "para contribuir com o seu país com vista a reduzir o fenómeno da imigração clandestina".

"A comunidade internacional deve apoiar a Líbia com todos os meios técnicos que contribuem para a redução deste fenómeno", disse, sublinhando que "grandes partes da costa líbia estão controladas pelas milícias armadas".

Mais de mil migrantes clandestinos com destino para a Europa morreram no fim de semana passado quando as embarcações que os transportavam naufragaram ao largo da Líbia de onde partem mais de 90 porcento dos candidatos à imigração clandestina.

Mais de 900 migrantes clandestinos morreram desde o início deste ano efetuando a viagem entre a Líbia e a Itália, contra menos de 50 no ano passado na mesma época, indicaram as organizações humanitárias.

-0- PANA BY/BEH/MAR/TON 24abril2015