Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede apoio da UE para combater emigração clandestina

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um porta-voz do Ministério líbio do Interior, o general Abdelmonem al-Tounsi, apelou à União Europeia (UE) para ajudar a Líbia a combater a emigração clandestina cujos fluxos retomaram em direção ao seu país, anunciou sexta-feira uma fonte oficial europeia à PANA.

Segundo um comunicado dos serviços da Comissão Europeia, o general al-Tounsi pede reforços europeus especialmente para proteger as fronteiras do sul da Líbia "por onde penetram milhares de migrantes clandestinos vindos de vários países africanos, nomeadamente da Nigéria".

"Os migrantes clandestinos penetram na Líbia pelo terminal de Msaad, no norte do país, fronteiriço do Egito", acrescenta o comunicado.

Centenas de milhares de migrantes clandestinos vindos nomeadamente de África, fugiram da Líbia após o desencadeamento, em meiados de março de 2011, dos ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para combater o regime de Muamar Kadafi.

Após a queda do guia líbio, a 23 de setembro do mesmo ano, a maioria dos migrantes voltam ao país para trabalhar ou buscar embarcações obsoletas a fim de penetrar na Europa atravessando o Mar Mediterrâneo.

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/DD 21janeiro2012