Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede ajuda técnica do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento

Istâmbul, Turquia (PANA) – A Líbia solicitou uma ajuda técnica do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento BERD), anunciou sábado o presidente da instituição financeira, Soma Charkrovarti.

«Embora a Líbia não seja membro do banco, ela está no entanto interessada por uma cooperação técnica com a instituição bancária europeia e solicitou a sua ajuda para um apoio técnico », indicou o governador do Banco Central da Líbia, Sadek Omar al-Kabir, que falava durante uma conferência de imprensa a partir de Istambul onde ele participava nas reuniões do banco, a convite da Turquia.

O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, controlado em 64 porcento pelo Banco Europeu para o Investimento (BEI), foi criado em 1991 para ajudar os antigos países do bloco soviético a fazer a transição para a economia de mercado, lembre-se.

Mas este programa fracassou, obrigando o Banco a alargar o seu campo de operação que inclui essencialmente quatro países árabes que são o Egito, a Jordânia, Marrocos e a Tunísia.

-0- PANA AD/IN/SSB/FK/IZ 12maio2013