Tripoli, Líbia (PANA) – A Alta Comissão Eleitoral Nacional da Líbia (HNEC) forneceu à sua similar na Tunísia, a Instância Superior Independente Eleitoral (ISIE), 800 urnas para a ajudar a organização das eleições legislativas e presidenciais que decorrem atualmente no país vizinho.
A HNEC indicou que, além deste apoio concedido a pedido da instância eleitoral tunisina, enviou alguns membros do seu pessoal em missão de formação à Tunísia, para acompanhar as eleições presidenciais, transferir e discutir sobre as competências entre as duas instituições, bem como formar quadros nacionais capazes de aplicar as agendas eleitorais, presidenciais ou legislativas próximas, segundo um comunicado postado, no seu site.
A Tunísia organiza, a 6 de outubro corrente, eleições legislativas depois de ter efetuado a primeira volta das presidenciais antecipadas com a vitória de Kaïs Saied e Nabil Karoui que esperam a segunda volta prevista para 13 de outubro. Cerca de sete milhões de eleitores participam nessas eleições.
Esta operação enquadra-se num memorando de acordo assinado pela Alta Comissão Eleitoral Nacional na Líbia (HNEC) com a Instância Superior Independente Eleitoral (ISIE) na Tunísia, a 26 de setembro de 2016, e fundado na Carta da Organização Árabe para as Instâncias Eleitorais que prevê uma troca de perícia e consultas e o fornecimento de apoio técnico e as operações eleitorais levadas a cabo por um membro da organização.
-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 03out2019