Líbia nomeia novo ministro da Defesa e chefe do Estado-Maior das Forças Armadas
Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho Presidencial do Governo líbio nomeou o coronel Salaheddine Ali al-Namruch ministro da Defesa e o general Mohamed al-Haddad chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Estas nomeações ocorreram durante uma reunião do Conselho Presidencial presidido por Fayez al-Sarraj, na presença dos dois vice-presidentes, Ahmed Maitig e Abdessalam Kajman, e dos membros do Conselho Mohamed Ammari Zayed e Ahmed Hamza, de acordo com uma declaração do Gabinete de Imprensa do órgão colegial.
O coronel Salaheddine al- Namrouch era até então vice-ministro da Defesa e o general Mohamed al-Haddad comandante da Região militar Central.
Estas medidas seguem-se a pressões de rua líbias, marcadas por manifestações juvenis contra a corrupção, a apropriação indevida de fundos públicos, a contínua deterioração das condições de vida e a má gestão no funcionamentos do Estado num país rico em petróleo e gás.
O Conselho Presidencial debateu sobre medidas urgentes e disposições relacionadas com o setor económico e de serviços, e o controlo das despesas públicas.
Decidiu formar um comité presidido pelo vice-presidente do Conselho, Abdessalam Kajman, e composto pelo membro do Conselho Ahmed Hamza, pelo ministro das Finanças Faraj Abou Matari, e pelo presidente do Conselho de Administração do Fundo de Seguro de Saúde, Talal Ajaj, para rever as despesas do setor da saúde nos anos fiscais de 2019 e 2020, devendo apresentar os resultados do seu trabalho, no prazo de 15 dias.
O Conselho decidiu igualmente formar uma comissãopara contratar e formar jovens desempregados, indicando que continuará a reunir-se para completar a discussão sobre a situação atual.
-0- PANA BY/TBM/DIM/IZ 31agosto2020