Paris, França (PANA) - O Presidente francês, Emmanuel Macron, falou ao telefone sexta-feira com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, e discutiram, entre outras questões, a situação atual na Líbia, soube sábado a PANA de fonte oficial, em Paris.
Sobre a Líbia, refere um comunicado do Palácio do Eliseu, o Presidente Macron insistiu no facto de que não haverá solução militar para a crise e na necessidade de evitar qualquer escalada ligada ao aumento de interferências militares estrangeiras.
"Ele sublinhou a necessidade de consolidar o consenso internacional na Conferência de Berlim com vista a um cessar-fogo credível, na Líbia, e uma saída para a crise através de um regresso ao processo político sob a égide das Nações Unidas e através do diálogo interlíbio", indica a nota.
O Parlamento turco, lembre-se, votou quinta-feira uma moção, com 325 deputados a favor e 184 contra, para permitir ao Presidente Recep Tayyip Erdogan desdobrar militares turcos para ajudar o Governo líbio, em Trípoli, liderado por Fayez Al-Sarraj, que enfrenta, desde abril último, a ofensiva do marechal rebelde Khalifa Haftar.
Os combates, recorde-se, continuam desde 4 de abril perto de Trípoli entre as tropas do Governo de Fayez Al-Sarraj, reconhecido pela comunidade internacional, e as forças de Marechal Haftar, com um balanço de mais de mil mortos e 128 mil deslocados.
-0- PANA BM/IS/DIM/IZ 05jan2020