Líbia negocia formação e cooperação com Polícia Internacional
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio do Interior, Fathi Bachagha, avistou-se, segunda-feira, em Tripoli, com o coordenador das operações na Direção de Luta contra o Terrorismo do Projeto de parceria financiado pela União Europeia, Ahmed Abdelwahid, sobre a formação e a cooperação com a Polícia Internacional.
A reunião, que teve lugar no Ministério do Interior, incidiu igualmente sobre o projeto de parceria financiado pela União Europeia, que visa o controlo de todos os postos fronteiriços do Estado líbio, para prevenir a infiltração de terroristas e criminosos, indica um comunicado divulgado no site do Ministério do Interior.
Os dois responsáveis analisaram a questão da formação e cooperação com a Polícia Internacional, em coordenação com o Gabinete da Polícia Criminal Árabe e Internacional do Ministério do Interior (Interpol), indicou a mesma fonte.
Participaram na reunião o diretor da equipa do Centro das Operações e da Coordenação, Nadim Wakila, e o chefe do escritório da Polícia Criminal árabe e internacional do Ministério do Interior.
Este projeto inscreve-se no âmbito da Missão de Assistência da União Europeia (UE) para uma gestão integrada das fronteiras na Líbia (EUBAM-Líbia).
A EUBAM foi criada, a 22 de maio de 2013, por decisão do Conselho da UE com o objetivo de "ajudar as autoridades líbias a dotar-se das capacidades necessárias para melhorar a segurança nas fronteiras líbias terrestres, marítimas e aéreas" e, a mais longo prazo, "definir uma estratégia mais ampla de gestão integrada das fronteiras".
-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 1abril2019