Agência Panafricana de Notícias

Líbia negoceia com Estados Unidos retomada de produção petrolífera

Trípoli, Líbia  (PANA) – A Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) anunciou neogiações em curso nas últimas semanas entre o Governo de União Nacional, as Nações Unidas, os Estados Unidos e os países da região para a retomada da produção de petróleo suspensa, há seis meses e que provocou perdas de mais de seis biliões de dólares americanos.

Num comunicado, o porta-voz da NOC exprimiu a esperança de que « estes países da região levantarão o bloqueio e poderemos retomar as nossas atividades a favor  de todo o povo líbio”, acrescentando: “Nós devemos retomar o trabalho imediatamente a fim de salvar as nossas infraestuturas e a economia líbia”.

 

O porta-voz sublinhou a determinação da “Companhia de fazer com que o acordo garanta a transparência e que as receitas petrolíferas assegurem a justiça social para todos os Líbios”.

Ele acrescentou que a NOC também visa “ incluir no acordo soluções para proteger as instalações petrolíferas, e garantir que elas nunca mais sejam utilizadas como objetivo militar ou moeda de câmbio político”.

O presidente da NOC, Mustapha Sanalla, manteve encontros, no último fim de semana na capital, Trípoli, com o embaixador da União Europeia (UE) na Líbia, Alan Bugeja, que renovou o apoio da UE à NOC “na sua luta para retomar a produção desde que possível a favor do povo líbio”, lembre-se.

As perdas ligadas ao fecho das instalações petrolíferas desde 18 de janeiro até maio últimos estão avaliadas em seis biliões 100 milhões de dólares americanos, segundo as estimativas da Companhia Nacional de Petróleo, note-se.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ  30junho2020