Agência Panafricana de Notícias

Líbia mantém data de eleições

Tripoli, Líbia (PANA) - As autoridades líbias de transição descartaram qualquer alteração da data anteriormente anunciada para as eleições do Congresso Nacional (Assembleia constituinte)", assegurando que este escrutínio nacional vai decorrer a 19 de junho, como previsto.

Segundo o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mohamed Al-Harizi,
que falava durante uma conferência de imprensa, segunda-feira, em Tripoli, a Alta Comissão Eleitoral confirmou, mais uma vez que, as eleições foram mantidas na data antes fixada e que "não haverá adiamento".

No plano da segurança das eleições, o sub-secretário do Ministério líbio do Interior e presidente do Comité de Segurança das Eleições, Omar Al-Khaddrawi, afirmou que o plano de segurança eleitoral e as medidas conexas estão operacionais.

Durante uma reunião, também segunda-feira, em Tripoli, com os responsáveis das administrações públicas e os chefes dos órgãos competentes do Ministério do Interior, Al-Khaddrawi congratulou-se com o nível de conscientização da sociedade líbia que se prepara para viver a primeira experiência de eleições livres na Líbia há cinco décadas.

O encontro debruçou-se também sobre os procedimentos de aplicação do plano conjunto elaborado em coordenação com a Missão das Nações Unidas de apoio à Líbia, abrangendo a segurança das circunscrições eleitorais, a proteção dos eleitores, dos candidatos, dos observadores e das assembleias de votos.

Dois milhões 712 mil e 977 Líbios, ou 80 porcento da população eleitoral, estão inscritos nos cadernos eleitorais para escolher, a 19 de junho próximo, os 200 deputados da Assembleia Constituinte entre os quatro mil e 13 candidatos, dos quais apenas 374 apresentados por partidos políticos.

Cerca de dois mil e 880 observadores e 156 representantes dos media locais, bem como 37 jornalistas e dois observadores internacionais, além de 25 observadores convidados foram acreditados até agora pela Alta Comissão Eleitoral Líbia.

-0- PANA BY/TBM/SOC/CJB/IZ 05jun2012