Tripoli, Líbia (PANA) -Setenta e oito prisioneiros envolvidos no ataque contra a cidade de Tripoli, em 2019, foram libertados quarta-feira da principal cadeia de Maitigua, nos arredores leste da capital líbia, anunciou a Polícia Judiciária.
Durante o ataque iniciado, a 4 de abril de 2019 contra a cidade capital pelas forças de Haftar, foram feitas várias detenções sobretudo de pessoas acusadas de apoiar e colaborar com a rebelião.
Num comunicado, a Polícia precisou que a sua librtação surge «em virtude do princípio da reconciliação nacional, na via da realização da paz e da construção do Estado da Líbia, com base em acordos políticos e cessar-fogo sob os auspícios da ministra da Justiça, Halima Ibrahim”.
A Polícia Judiciária afirmou que os prisioneiros libertados estarão em segurança e serão transferidos sob a supervisão do Departamento das Operações e Segurança Judicial, que os transferirá da cadeia principal de Tripoli, Maitigua, para a cadeia de Al-Jadida.
Na terça-feira, foram trocados 35 reclusos dos dois lados em conflito líbio na guerra de Tripoli, numa cerimónia decorrida em Chouiref (centro).
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 12maio2021