Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia suspendeu a proibição de sobrevoo do seu espaço aéreo por aeronaves civis, anunciou sábado uma fonte dos serviços de informação da companhia aérea Libyan Arab Airlines.
Na sequência do levantamento do embargo, três aeronaves civis estrangeiras sobrevoaram o espaço aéreo líbio, quinta-feira, a uma altitude de 30 mil pés, além de vários outros voos registados sexta-feira no país, segundo a mesma fonte.
A proibição do sobrevoo do espaço aéreo foi imposta à Líbia, desde os acontecimentos de agosto de 2014, no aeroporto de Trípoli, capital líbia, na sequência da operação militar "Fajr Líbia", durante os quais vários aviões foram queimados em confrontos armados que destruíram a maior parte das infraestruturas aeroportuárias, levando ao seu encerramento.
A proibição incluiu a suspensão dos sobrevoos, ou seja, o trânsito pelo espaço aéreo líbio de aeronaves civis e a proibição imposta às aeronaves líbias pela União Europeia.
A enviada especial adjunta das Nações Unidas na Líbia, Stephanie Williams, prometeu, numa reunião com o ministro dos Transportes, Milad Matoug, quinta-feira, entrar em contacto com as autoridades competentes para levantar o embargo europeu sobre as aeronaves civis líbios.
-0- PANA BY/DIM/IZ 24março2019