Líbia lança processo de unificação do Banco Central
Trípoli, Líbia (PANA) - O processo efetivo de reunificação do Banco Central da Líbia (BCL) foi lançado, quinta-feira, soube a PANA de fonte oficial.
O lancamento ocorreu durante uma reunião entre o governador da sucursal de Tripoli, Seddik Al-Kebir, e o seu adjunto, Ali Al-Hebri, responsável pela sucursal de Beidha (leste), anunciou o BCL, garantindo que isso é o corolar dos esforços envidados para a reunificação do BCL.
Um relatório de consultoria realizado em julho de 2021 por uma empresa de serviços financeiros, Deloitte, recomendou a reunificação das duas sucursais do BCL da Líbia, as de Trípoli e Beidha, após a divisão do instituto de emissão líbio na sequência dos acontecimentos de 2014 que conduziu a um Estado bicéfalo.
Durante a reunião em Trípoli, um contrato de serviços de consultoria com uma empresa de serviços profissionais de primeiro plano foi assinado para apoiar a aplicação do roteiro do processo de reunificação decidida, de acordo com um comunicado do Banco Central.
A mesma fonte precisou que "o plano de reunificação comportará quatro fases que se traduzirão num modelo operacional avançado baseado nas melhores práticas internacionais.”
Al-Kebir e Al-Hebri afirmaram igualmente a sua adesão à continuação do espírito de cooperação e de trabalho diligente para realizar esta importante missão
Os dois responsáveis entenderam-se no início de dezembro último para lançarem efetivamente o processo de unificação da instituição financeira e decidir os eixos de trabalho e as equipas técnicas envolvidas na execução do mesmo processo.
Sublinhou o seu compromisso de continuar os progressos para alcançar os obetivos queridos de unificação da instituição financeira.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 20jan2022