Agência Panafricana de Notícias

Líbia lança campanha de vacinação contra gripe A

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia lançará em Janeiro próximo uma campanha de imunização contra a gripe suína, anunciou quinta-feira em Tripoli o secretário do Comité Popular Geral líbio, Mohamed Hijazi.
Falando durante uma reunião da Alta Comissão Líbia de Luta contra a Gripe Suína, ele precisou que esta campanha decorrerá nos centros de vacinação e nos hospitais dos diversos municípios do país.
Hijazi indicou que as vacinações serão efectuadas conforme as prioridades fixadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A OMS recomenda a imunização prioritária do pessoal médico para proteger as infraestruturas sanitárias essenciais, das mulheres grávidas, das crianças maiores de seis anos atingidas duma afecção crónica grave, das pessoas em boa saúde dos 15 aos 49 anos de idade, dos adultos em boa saúde dos 50 aos 64 anos e dos adultos em boa saúde de 65 anos e mais.
Durante este encontro, Hijazi sublinhou a necessidade de continuar a aplicar as disposições e as medidas preventivas em todos os pontos de passagem na Líbia.
Precisou que 558 foram contaminadas pela gripe suína na Líbia, das quais 379 inteiramente tratadas, ao passo que 178 outras continuam a receber cuidados, 68 delas estrangeiras um dos quais morreu.
O responsável líbio declarou que estas cifras são modestas comparadas com as dos outros países, afirmando que isto se explica pelas disposições preventivas aplicadas pela Líbia em todos os pontos de passagem fronteiriça do país desde o início do surto.