Agência Panafricana de Notícias

Líbia interpela Conselho de Segurança sobre crimes de Estado Islâmico em Sirtes

Beidha, Líbia (PANA) - O Governo interino líbio interpelou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os crimes da Daech (Estado Islâmico) em Sirtes, a cerca de 450 quilómetros a leste de Tripoli, onde pelo menos 30 civis foram mortos e centenas feridos por esta organização terrorista desde quarta-feira passada em vários bairros da cidade.

Numa carta endereçada ao Conselho de Segurança pelo delegado da Líbia, Ibrahim Dabbachi, o Governo líbio exprime a sua ira pela atitude negativa da comunidade internacional e do Conselho de Segurança devido ao embargo de armas imposto ao Exército líbio pela ONU.

Como o Governo interino líbio, o Comité Nacional dos Direitos Humanos denunciou num comunicado os "horríveis crimes" cometidos pela Daech contra os habitantes de Sirtes, vítimas "dum massacre odioso".

O Comité decidiu classificar a cidade de Sirtes zona "sinistrada", apelando para uma intervenção rápida para reduzir os sofrimentos dos cidadãos e pôr termo às exações do Estado Islâmico.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 14agosto2015