Trípoli, Líbia (PANA) - A Comissão Permanente dos Reclusos Líbios no Estrangeiro (CPRLE) acaba de visitar a Argélia para se inteirar das condições de detenção dos presos líbios e as medidas tomadas pela sua Embaixada, em Argel, anunciou terça-feira o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
A visita da Comissão, que se realiza por instruções do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos dos Expatriados e presidente da CPRLE, Mohamed Saied Zaidan, discutiu também sobre diversas questões e problemas com que está confrontado o dossiê de prisioneiros líbios, na Argélia, com vista a encontrar soluções apropriadas para esses problemas, precisou a mesma fonte.
O exame das listas de prisioneiros detidos e das medidas tomadas pela Embaixada em relação a eles figuraram entre as tarefas realizadas pela Comissão, assinala o Ministério num comunicado.
Em coordenação com as autoridades argelinas, a Comissão visitou os reclusos nos estabelecimentos penitenciários e de reeducação de todas as províncias argelinas e passou em revista as suas condições, ouviu as suas reivindicações e respondeu às suas necessidades.
A CPRLE debateu, durante a primeira reunião, a 09 de fevereiro corrente em Tripoli, sobre as medidas que podem ser tomadas para os libertar e ou recambiá-los enviá-los para o seu país origem com vista a cumprir as suas penas junto das suas famílias.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 15fev2022