Agência Panafricana de Notícias

Líbia instaura comissão parlamentar para obter cessar-fogo

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma comissão parlamentar foi encarregue de contactar todas as partes em conflito na Líbia para alcançar um cessar-fogo, anunciou segunda-feira o presidente do Parlamento.

Aguila Guider, numa declaração à imprensa, disse que a comissão imparcial vai tratar todas as partes com igualdade e exortá-las a respeitar a decisão do Parlamento que decreta um cessar-fogo imediato e incondicional e o fim definitivo dos atos de violência e dos ataques contra os civis e os bairros residenciais.

Relativamento ao apelo do Parlamento à ajuda internacional, Guider afirmou que os parceiros internacionais felicitaram-se, acrescentando que as negociações a nível local e os apoios estrangeiros visavam o mesmo objetivo de obter um cessar-fogo.

Pela primeira vez desde o início dos confrontos entre milícias rivais para o controlo do aeroporto de Tripoli, raides aéreos foram efetuados na noite de domingo, fazendo cinco mortos e vários feridos, segundo um último balanço.

Os combates continuam em Tripoli apesar da mediação da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e dos apelos para um cessar-fogo imediato e incondicional do novo Parlamento, que decidiu recorrer a uma intervenção internacional para proteger os civis e as instituições do Estado.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 18agosto2014