Agência Panafricana de Notícias

Líbia insta OPEP a preservar nível dos preços do petróleo bruto

Tripoli- Líbia (PANA) -- O secretário do Comité de Direcção da Companhia Líbia de Petróleos (NOC), Choukri Ghanem, exortou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a permanecer prudente face ao respeito pelos seus membros do valor de produção fixado e a tomar decisões capazes de preservar o nível dos preços do crude no mercado, que ronda cerca de 76 dólares americanos.
Ghanem advertiu que a procura da produção da OPEP, que inicia esta terça-feira em Viena, na Austria, a sua Assembleia Geral, poderá baixar e "provocar uma instabilidade dos preços no mercado mundial".
Falando em Tripoli segunda-feira em entrevista à primeira cadeia de televisão líbia, a "Al-Jamahiriya", Ghanem afirmou que a melhoria prevista da economia mundial no ano 2010 vai causar um aumento da procura do petróleo para atingir cerca de 900 mil barris.
"Este aumento não virá dos países membros da OPEP, visto ser provável que os países não membros da organização, como a Rússia e os Estados Unidos, aumentem a sua produção petrolífera", acrescentou o director da NOC.