Agência Panafricana de Notícias

Líbia inicia segunda fase de exploração de jazigo de gás

Tripoli- Líbia (PANA) -- O projecto de desenvolvimento do jazigo Al-Jorf onshore gerido pela empresa Mabrouk dependente da Companhia Líbia de Petróleo (NOC) iniciou a segunda fase da exploração das reservas de gás estimadas em 106 milhões de pés cúbicos por dia.
Num comunicado divulgado quinta-feira no site Internet da NOC, a empresa Mabrouk indica que a taxa de realização efectiva desta fase atingiu, até finais de 2009, 43 por cento.
Ela precisa que a taxa média das reservas do poço Al- Jorf, cuja superfície submersa é de 120 quilómetros quadrados, atinge 257 milhões de barris de petróleo bruto por dia, 31 biliões de pés cúbicos de gás líquido e 131 biliões de pés cúbicos de gás natural.
O jazigo Al-Jorf dispõe de 16 poços, dos quais 14 executados e 11 outros realizados em 85 por cento para uma capacidade de produção de mais de 30 mil barris por dia.
A empresa Mabrouk ambiciona promover os poços Al-Dohra e Gharyane para aumentar as suas capacidades com vista a elevar a produção para 26 mil barris de petróleo por dia a partir de 2013.