Líbia fecha posto fronteiriço de Ras Jedir comum com Tunísia
Tripoli, Líbia (PANA) - As autoridades líbias anunciaram esta quinta-feira a suspensão das passagens pelo posto fronteiriço terrestre de Ras Jedir, comum com a Tunísia, nos dois sentidos, no quadro das disposições de luta contra a propagação do coronavírus (Covid-19).
A medida foi anunciada quatro dias após a entrada em vigor da decisão de encerramento das fronteiras terrestres e do espaço aéreo da Líbia.
"O tráfego no posto de Ras Jedir, na fronteira líbio-tunisina, está completamente suspenso nos dois sentidos”, declarou o Centro de Imprensa da Municipalidade de Zouara, a 120 quilómetros oeste da capital líbia, Tripoli.
Na segunda-feira última, os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Saúde, do Transporte e o vice-ministro do Interior anunciaram a prolongação das atividades nos postos fronteiriços terrestres comuns com a Tunísia de Wazen e Ras Jedir, a fim de permitir a evacuação dos cidadãos líbios bloqueados neste país vizinho.
No quadro dos esforços para impedir a infiltração do novo coronavírus, na Líbia, que ainda não registou nenhum caso confrmado, as autoridades líbias decidiram proclamar, em todo o território nacional, o "Estado de Emergência" e de mobilização geral.
Decidiram igualmente encerrar as fronteiras terrestres, o espaço aéreo, as escolas e alguns espaços públicos com vista a evitar as aglomerações de cidadãos.
Inquietações começaram a fazer-se sentir, na Líbia, nos últimos dias, após a entrada de cidadãos líbios vindos de países estrangeiros afetados pela epidemia de coronavírus, daí os apelos para cada vez mais isolamentos de pessoas em casa a fim de conter a doença.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 19março2020