Líbia exporta 1.000.000 barris de petróleo para Itália
Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia exportou quarta-feira 1.000.000 barris de petróleo para a Itália, anunciou a Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC).
Um navio petroleiro designado "Matala", ostentando a bandeira maltesa, atracou quarta-feira no porto petrolífero de al-Sidra, no leste da Líbia, para carregar 1.000.000 barris de petróleo bruto destinados à Itália, confirmou a NOC.
Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a NOC confirmou a retomada da produção petrolífera e das exportações da mesma matéria da Líbia, após uma interrupção de três meses.
Também confirmou a abertura de poços dos campos da al-Waha Oil Company num ritmo de 70.000 barris por dia, com um caudal de bombeamento de aproximadamente 2.000 barris por hora.
Frisou que a produção será gradualmente aumentada até atingir cadências de produção habituais.
A produção também foi retomada nos campos al-Nafoura, Tibesti e Al-Ghani da Al-Harouj Company e nos campos al-Nafoura e al-Bayda da Arab Gulf Oil Company, depois de um navio petroleiro entrado no porto de Ras Lanouf para embarcar 600.000 barris de petróleo bruto.
A NOC indicou que a produção das duas empresas, nela filiadas, aumentará gradualmente após a reintegração em produção dos restantes campos.
Assegurou que um petroleiro chegou quarta-feira à noite ao porto petrolífero de Zueitina, onde será carregado quinta-feira de manhã com 1.000.000 barris de petróleo bruto do campo de Abou Tfeil.
Desde o levantamento do estado de força maior sexta-feira última, na sequência da entrada em funções da nova gestão da NOC, liderada por Farhat Ben Gdara, a produção e exportação de petróleo bruto foram retomadas na Líbia.
A retomada aconteceu após três meses de bloqueio nos locais de produção e exportação pelas populações locais, num contexto de reivindicações políticas ligadas à existência de dois Governos rivais.
Estas reclamam por uma distribuição equitativa das receitas petrolíferas entre as regiões líbias.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 21jul2022