Trípoli, Líbia (PANA) – A Líbia informou a União Europeia (UE) sobre dois acordos assinados quarta-feira última em Istambul (cidade turca) com a Turquia sobre a cooperação em matéria de segurança e zonas marítimas, souba a PANA de fonte oficial em Tipoli.
A informação foi dada durante uma conversa telefónica entre o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros do Governo de União Nacional, Mohamed Taher Siala, e o embaixador chefe da delegação da UE, Alan Bugeja.
Num comunicado publicado sábado à noite, o ministério líbio dos Negócios Estrangeiros precisou que a conversa telefónica versou sobre "a busca duma solução para a crise líbia e o fim da agressão contra a cidade capital líbia, Trípoli", entre outras matérias.
Porém, estes acordos, rubricados quarta-feira última em Istambul na presença do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e do Presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, suscitaram críticas de alguns países, nomeadamente a Grécia, o Chipre e o Egito, que defendem que aspetos relativos às zonas marítimas “violam os direitos da soberania de outros países bem como o direito do mar.”
A Grécia, membro da União Europeia, convocou o ambaixador da Líbia, bem como o da Turquia em Atenas, a capital grega,
para lhes pedir explicações sobre os pormenores destes acordos.
No entanto, Líbia disse cooperar com todos os países para os interesses comuns, conforme o direito internacional.”
-0- PANA BY/BEH/FK/DD 1dez2019