Trípoli, Líbia (PANA) - O Conselho Presidencial da Líbia pediu a todas as partes tunisinas para recorrerem ao diálogo a fim de resolverem diferendos por meio da comunicação", anunciou um membro da referida instituição, Moussa Al-Koni.
Numa declaração divulgada segunda-feira pelo Gabinete de Imprensa do Conselho Presidencial da Líbia, em reação ao que acontece na Tunísia, Al-Kouni disse que "o Conselho observa com grande preocupação a situação na Tunísia."
Frisou que "o que está a acontecer na irmã Tunísia é de grande importância para a Líbia, porque a Tunísia é um exemplo e uma experiência importante para a democracia na região.”
O Pesidente tunisino, Kaïs Saïed, exarou, segunda-feira, um decreto exonerando oficialmente o chefe do Governo, Hichem Mechichi, que também atuava como ministro interino do Interior.
Na mesma ocasião, demitiu os ministros da Defesa, Brahim Bartagi, e da Função Pública e, interinamente, da Justiça, Hasna Ben Slimane.
Domingo último, Saïed anunciou uma série de medidas, incluindo a demissão do primeiro-ministro, Hichem Mechichi, e o congelamento dos trabalhos do Parlamento.
Destas medidas resultaram ondas de manifestações de protestos e consequentes confrontos entre manifestantes e agentes de Polícia, em Túnis e em várias cidades da Tunísia.
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 26julho2021