Agência Panafricana de Notícias

Líbia envia reforços para garantir segurança em Sebha

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio anunciou, num comunicado divulgado sexta-feira à noite, o envio de reforços em Sebha, a mil quilómetros a sul de Tripoli, para apoiar os efetivos no local depois dos incidentes de quinta-feira última.

Os responsáveis da zona militar de Sebha atribuíram estes incidentes aos Toubou que teriam violado o acordo de cessar-fogo ao disparar, quinta-feira, contra citernas que transportavam combustível para postos do Exército, obrigando os militares a rispotar.

O Conselho dos Sábios e Notáveis da Líbia para a Reconciliação Nacional, em coordenação com o Conselho dos Notáveis Tuaregues, conseguiu segunda-feira última concluir um acordo de cessar-fogo entre as tribos Toubou e "Awlad Suleyman" que se confrontaram durante dois dias antes de violentos combates, causando 31 mortos e mais de 80 feridos.

O Governo decidiu igualmente criar uma Comissão de Verdade que tem duas semanas para determinar a origem destes confrontos.

As autoridades líbias asseguram acompanhar atentamente a situação no sul do país e prometem empregar todos os meios para a enfrentar.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/TON 18jan2014