Agência Panafricana de Notícias

Líbia emprega 9.913 diplomados

Benghazi, Líbia (PANA) – O Governo líbio decidiu contratar 9 mil 913 diplomados no país em diversos setores dos quais o do petróleo, anunciou o vice-ministro dos Petróleos, Omar Chakmak.

Estes diplomados beneficiarão de sessões de reforço das suas capacidades graças a um financiamento do Ministério do Trabalho e sob a supervisão do Ministério dos Petróleos, afirmou Chamak quinta-feira à noite durante uma conferência de imprensa em Benghazi, no leste do país.

Os diplomados especializadaos em engenharia petrolífera, geofísica, química e geológica serão contratados nos setores do petróleo e do gás, nas empresas estatais desta área e nas companhias estrangeiras que operam neste domínio.

Ele acrescentou que os formados nos domínios da engenharia mecânica, elétrica, administração, contabilidade, direito e comunicações serão repartidos em diversos outros setores.

O responsável líbio anunciou, por outro lado, a formação duma Comissão Interministerial encarregue de estudar e determinar os critérios de contratação dos diplomados.

A taxa de desemprego na Líbia atinge hoje cerca de 20 porcento para uma população de cerca de seis milhões de habitantes, segundo as estatísticas do Ministério líbio do Trabalho.

O setor petrolífero registou desde a destituição do regime de Muamar Kadafi, na sequência da revolução de 2011, vários movimentos de protestos dos habitantes das zonas petrolíferas que reclamam por emprego.

Estes protestos provocaram uma diminuição da produção que atinge atualmente menos de 200 mil barris por dia contra um milhão 500 mil barris por dia antes do início desta crise.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/TON 04abril2014