Agência Panafricana de Notícias

Líbia em consultas para formar Governo de união nacional

Tripoli, Líbia (PANA) - Consultas estão em curso para formar um Governo de concórdia nacional na Líbia, anunciaram fontes da Coligação das Forças Nacionais (CFN) dirigida pelo antigo primeiro-ministro Mahmoud Djibril que liderou as eleições da Assembleia Nacional (constituinte) com 39 assentos dos 80.

A Coligação poderá perder algum número de assentos vencidos durante as eleições devido a objeções de alguns candidatos da Aliança, noticiou o jornal Ourayana.

Ela teria sofrido pressões externas para fazer concessões no Congresso Nacional, numa altura em que os resultados preliminares das eleições mostram que a Aliança obteve uma maioria de assentos a nível das listas das formações políticas.

Para além disso, o Conselho Nacional de Transição líbio (CNT, no poder) anunciou a possibilidade de o Congresso Nacional manter a sua primeira reunião a 8 de agosto próximo, afirmando que uma cerimónia de passagem de testemunho com o Congresso Nacional poderá ocorrer dois dias antes ou após a organização desta reunião.

A CFN trabalha para atrair o maior número de deputados independentes para os quais estão reservados 120 dos 200 assentos da Assembleia Nacional, para confortar a sua maioria com vista à formação de um Governo.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 25julho2012