Agência Panafricana de Notícias

Líbia é refúgio de Daesh e terra fértil para suas operações, alertam Países Baixos

Amsterdão, Países Baixos (PANA) – A Líbia tornou-se hoje num refúgio de elementos armados da do Daesh (Estado Islâmico) e numa terra fértil para suas operações, alertou esta sexta-feira em Amsterdam a ministra neerlandesa da Defesa, Jeanine Hennis-Plasschaert.

« Os membros do Daesh atuam cada vez mais em Sirtes, cidade líbia a 450 quilómetros a leste de Tripoli (capital líbia) », disse Hennis-Plasschaert, citada pela Agência Italiana de Notícias (Akai).

Do seu lado, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (NATO), Jens Stoltenberg, indicou que a formação dum Governo de União Nacional na Líbia constitui um primeiro passo para a luta contra o Daesh.

A União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) exprimiram a sua disponibilidade de continuar a ajudar a Líbia e dar cada vez mais apoio ao Governo líbio de União Nacional uma vez composto.

Esta posição segue-se a uma reunião de concertação sobre a Líbia, realizada esta sexta-feira em Amsterdão, a capital dos Países Baixos, à margem dum encontro não oficial dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Europa na qual participou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/DD 5fev2016