Trípoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio de União Nacional a União Europeia analisaram quarta-feira a possibilidade de renegociarem um acordo de cooperação bilateral em diversos domínios, soube a OPANA de fonte oficial em Tripoli.
A análise da possibilidade desta cooperação foi feita em Tripoli pelo ministro líbio dos Negócios Estrangeiros do, Mohamed Taher Siala, pelo mbaixador da UE na Líbia, José António Sabadell, e pelo responsável pela operação europeia IRINI no Mediterrâneo, o almirante Fabio Agostini, segundo a mesma fonte.
As duas partes discutiram sobre a evolução da situação na Líbia, as relações de cooperação conjunta e o processo de controlo das fronteiras aéreas e terrestres, além das marítimas, designado IRINI.
O embaixador da UE na Líbia manteve terça-feira vários encontros em Trípoli, acompanhado pelo almirante Fabio Agostini, pelo presidente do Conselho Presidencial do Goverbno líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, entre outras personalidades sobre várias questões ligadas à luta contra a emigração clandestina, à segurança de fronteiras e à operação IRINI.
-0- PANA BY/TBM/FK/DD 18nov2020