Agência Panafricana de Notícias

Líbia e UE discutem propostas europeias para lutar contra imigração clandestina

Beidha, Líbia (PANA) - O Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional anunciou terça-feira o envio duma delegação para abordar com a União Europeia (UE) as propostas com vista a controlar o tráfico de migrantes, garantindo que a soberania do seu território era uma "linha vermelha" em qualquer operação.

Os Ministros da UE decidiram uma operação naval para conter o fluxo de migrantes, que será limitada numa primeira fase à recolha de informações na ausência dum mandato das Nações Unidas.

A instauração de dispositivos contra os traficantes de imigrantes nas águas territoriais líbias necessita a aprovação da Líbia, nomeadamente nesta operação que pretende utilizar submarinos, aviões, navios e drones.

O Governo interino líbio advertiu os países europeus que vai atacar qualquer navio que entrar nas suas águas territoriais sem a sua permissão, depois do lançamento pela UE da primeira fase da sua operação naval contra os traficantes de migrantes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tenta negociar um acordo de cessar-fogo e de partilha do poder entre os protagonistas líbios através da formação dum Governo de União Nacional, já que os Governos ocidentais receiam que a Líbia se torne um refúgio para os jihadistas e os traficantes de imigrantes clandestinos para a Europa.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 30junho2015

.