Líbia e UE abordam cooperação conjunta no combate à emigração clandestina
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj, discutiu com o chefe da delegação da União Europeia (UE) na Líbia, José Sabadell, e o chefe da operação europeia "IRNA", Fabio Agostini, sobre a cooperação em matéria de segurança, migração ilegal e a cooperação conjunta face às repercussões deste fenómeno.
O encontro versou igualmente sobre “o controlo das fronteiras por onde circulam migrantes e a importância da coordenação com países de origem dos mesmos”, de acordo com um tweet publicado terça-feira em nome da Missão Europeia.
Os resultados do fórum de diálogo político da Líbia em Túnis também mereceu a atenção dos interlocutores.
al-Sarraj agradeceu os esforços envidados pela União Europeia para apoiar o processo pacífico e a escolha das eleições.
Salientando a adesão do Governo líbio aos princípios nacionais no tratamento da situação na Líbia, conducentes à construção de um Estado civil moderno.
Por sua vez, Sabadell felicitou o povo líbio pelos avanços alcançados no termo do Fórum, afirmando que a aceitação das eleições "é o caminho conducente à mudança tão almejada e à paz que os Líbios procuram e merecem."
Afirmou o total apoio da UE ao processo de paz na Líbia.
Acrescentou que, no que se refere à questão da segurança, os esforços devem ser concentrados na aplicação da resolução das Nações Unidas que proíbe o fornecimento de armas à Líbia, na prevenção do contrabando de petróleo, na formação dos serviços de segurança e no combate aos crimes de tráfico de pessoas.
Sublinhou que a realização da segurança das fronteiras terrestres e marítimas, a aplicação das leis e a justiça são as principais contribuições para se alcançar a paz e a estabilidade na Líbia.
-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/DD 17novembro2020