Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Turquia suprimem vistos para seus cidadãos

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia e a Turquia decidiram abolir mutuamente os vistos de entrada para os seus cidadãos, a partir de 24 de Novembro corrente, foi oficialmente anunciado quarta-feira.
A medida foi conjuntamente anunciada na capital líbia, Tripoli, pelo secretário do Comité Popular Geral (primeiro-ministro) líbio, Baghdadi Mahmoudi, e pelo seu homólogo turco, Recep Tayyib Erdogan.
Os dois estadistas fizeram este anúncio durante um fórum líbio-turco sobre o comércio e investimento em que paticiparam uma delegação de empresários turcos e vários actores económicos líbios.
Na ocasião, Mahmoudi sublinhou a necessidade de a cooperação bilateral entre os dois países culminar numa verdadeira parceria e ser consolidada para incluir todos os domínios através de acordos assinados entre os dois países, incluindo o da supressão de vistos.
Os acordos em causa contemplam igualmente disposições que permitem aos empresários líbios e turcos estabelecer parcerias económicas, investimentos comuns e aumentar o volume das trocas comerciais.
Foi igualmente anunciada a instalação dum quadro jurídico para a cooperação entre os dois países que prevê a conclusão de acordos em vários domínios, incluindo a protecção e a garantia de investimentos, a não dupla tributação e a cooperação no sector agrícola.
A mão-de-obra e outras questões conducentes à promoção da aproximação e do contacto entre os povos líbio e turco bem como a criação de projectos de investimentos mistos em África nos diversos domínios fazem ainda parte dos compromissos assumidos.
Do seu lado, o primeiro-ministro turco afirmou que a entrada em vigor do acordo sobre a anulação dos vistos entre os dois países consolidará os contactos entre os seus empresários e indicou que os empresários líbios tem assim a oportunidade de investir na Turquia em todos os sectores.
Ao abordar a cooperação entre a Líbia e o seu país no domínio dos transportes, o chefe do Executivo turco anunciou o aumento do número de voos entre as duas capitais, Tripoli e Istambul, para passsar dos actuais sete voos semanais para 14 bem como o aumento para sete das frequências semanais entre esta última e a cidade líbia de Benghazi.
Ele acrescentou que estão em curso esforços para a abertura duma linha aérea entre as cidades de Ezmir e Tripoli brevemente e que uma linha marítima será lançada entre os dois países à razão de duas viagens com a possibilidade de se estabelecer uma linha terrestre.
O primeiro-ministro turco aproveitou a oportunidade para convidar o líder líbio, Muamar Kadafi, para efectuar uma visita à Turquia, afirmando que tal deslocação se concretizaria brevemente.
O volume das trocas comerciais entre a Líbia e a Turquia atinge cerca de cinco biliões de dólares americanos além dos sete biliões de dólares de investimentos em obras públicas e instalações da Turquia que possui cerca de 75 empresas instaladas na Líbia que actuam neste domínio, lembre-se.
As estimativas admitem uma tendência do aumento do volume das trocas comerciais para atingir 30 biliões dólares americanos até 2010.