Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj, e o chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan, sublinharam, durante discussões sábado, em Istambul, a necessidade de uma solução política para a crise líbia, no quadro das resoluções das Nações Unidas e dos resultados da conferência de Berlim.
Um comunicado do Conselho Presidencial Líbio indica que “ a reunião permitiu analisar a evolução da situação na Líbia e as relações bilaterais entre os dois países irmãos”.
O encontro também versou "sobre a aplicação dos dois memorandos de acordo assinados em novembro último entre as duas partes sobre a cooperação em matéria de segurança e de definição dos domínios de competência marítima no Mediterrâneo”, acrescentou a mesma fonte.
As discussões também envolveram "o dossiê da cooperação económica e o regresso das empresas turcas para concluir o seu trabalho bloqueado na Líbia, e os mecanismos de cooperação no domínio do investimento”.
Os esforços envidados para enfrentar a pandemia do coronavírus e a coordenação contínua entre os dois países para fazer face às repercussões desta pandemia estiveram no centro das discussões entre os dois responsáveis.
-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 26julho2020