Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Turquia assinam acordo para construção de central elétrica flutuante

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia e a Turquia decidiram criar uma central elétrica flutuante em Tobruk (leste da Líbia) com a capacidade de produzir 250 megawatts para colmatar o défice elétrico registado nesta província oriental do país, foi anunciado esta segunda-feira.

O acordo para o efeito foi concluído pelo presidente do Comité de Crise e Controlo da Situação Atual na província oriental, Idris Ali Triki, durante a sua visita à Turquia, e por responsáveis da empresa turca Holding do Mar Negro, especializada na geração e produção de energia elétrica.

O responsável líbio não deu pormenores sobre o custo desta central elétrica, mas indicou que a empresa turca pediu garantias de segurança e financeiras, e a determinação da duração de instalação da estação, que vai de seis meses a um ano na maioria dos casos, com a possibilidade de ser reduzida pela empresa para três meses.

Ele anunciou a chegada à cidade de Tobruk de uma equipa de engenheiros e técnicos da empresa turca, nos próximos dias.

País rico em petréleo, a Líbia regista desde a destituição, em 2011, do regime de Muamar Kadafi, sérias perturbações na produção elétrica com cortes de energia na maioria das cidades do país.

O caos de segurança e a ausência de órgãos de segurança estatais capazes de restabelecer a ordem deixaram ao abandono as infraestruturas da rede elétrica que cobre o país, tornando-a em alvo de saques de bandos criminosos.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 12jan2015