Líbia e Tunúsia reabrem passagens fronteiriças
Túnis, Tunísia (PANA) - Uma delegação de alto nível do Governo líbio está na capital tunisina, Túnis, para negociar a reabertura dos postos fronteiriços entre os dois países.
De acordo com fontes mediáticas, a delegação líbia, que chegou a Túnis via posto fronteiriço de Ras Jedir, os dois países pretendem criar um protocolo sanitário conjunto para conter a propagação do novo coronavírus.
Desde os acontecimentos de 2011, os encerramentos dos postos fronteiriços multiplicaram-se entre os dois países, na sequência de decisões tomadas por razões de segurança ou sociais.
A fronteira entre os dois países está fechada, desde março último, a todos os viajantes, com exceção dos camiões de carga, como parte das medidas para evitar a propagação do vírus mortal.
Manifestações lançadas por residentes da cidade tunisina fronteiriça de Benguerdane bloquearam repetidamente a estrada que liga a Tunísia, pela passagem fronteiriça de Ras Jedir, a fim de impedir a travessia de camiões e exigir a retomada das suas atividades de ambos os lados.
As autoridades de Tripoli fecharam totalmente, desde quarta-feira, o posto fronteiriço de Ras Jedir, do lado líbio, antes de procederem da mesma forma sexta-feira com o segundo posto fronteiriço, El Dhahabia.
O Presidente tunisino, Kais Saeid, nomeou, a 12 de setembro último, um novo embaixador tunisino na Líbia.
A Tunísia tinha encerrado as suas representações diplomáticas, na Líbia, depois de assaltantes terem invadido, a 15 de junho de 2015, o Consulado tunisino em Tripoli e raptado 10 funcionários que mais tarde foram libertados, antes da reabertura do Consulado, em 2018.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/DIM/IZ 21out2020