Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Tunísia analisam questões de interesse comum e relações bilaterais

Trípoli, Líbia (PANA)  - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid Al-Dbaiba, e o Presidente tunisino, Kais Saied, trocaram pontos de vista sobre questões de interesse comum na região e o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países irmãos.

Numa conversa telefónica, quarta-feira de manhã, Al-Dbaiba e Saied trocaram parabéns por ocasião da festa de Aid El-Fitr, que marca o fim do Ramadão, mês de jejum dos muçulmanos, celebrado segunda-feira última, segundo um comunicado do Gabinete da Imprensa do primeiro-ministro líbio, sem dar mais outros pormenores sobre o teor da conversa.

Uma visita de Abdelhamid Al-Dbaiba à Tunísia. à frente de uma importante delegação governamental e segurança, foi adiada.

Mas a coordenação está sempre em curso entre as autoridades dos dois países para a realização desta visita, de acordo com diversas fontes concordantes.

Países fronteiriços, a Líbia e a Tunísia mantêm muito boas relações de cooperação, com trocas comerciais avaliadas em quase mais de 1.000.000.000 dólares americanos por ano contra mais de 2.000.000.000 dólares antes de 2011, bem como muito importantes investimentos comuns em diversos domínios,

Estes investimos diminuíram devido à insegurança prevalecente após a revolução de 17 de fevereiro de 2011 no país, que derrubou o então regime do Presidente Ben Ali, após 24 anos de poder ditatorial.

Vários milhares de pessoas atravessam diariamente as fronteiras comuns em ambos lados, refletindo os laços seculares que mantêm os cidadãos dois países ligados por relações de boa vizinhança e consanguinidade.

-0- PANA BY/IS/FK/DD 04maio2022