Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, reuniu-se, terça-feira em N’Djamena, no Tchad, com o presidente do Conselho Militar de Transição Tchadiano, o general Mahamat Idriss, para “analisar as relações bilaterais entre os dois países irmãos e o reforço da comunicação e da cooperação em vários setores, nomeadamente o da segurança das fronteiras comuns aos dois países”, soube a PANA de fonte oficial.
O primeiro-ministro líbio do Governo líbio de Unidade Nacional e a sua delegação, incluindo a ministra dos Negócios Estrangeiros, Najla al-Mangouch, foram recebidos à sua chegada pelos seus homólogos tchadianos, Albert Bahimi Badaki e Chérif Mahamat Zein, respetivamente.
No sul do seu território, a Líbia partilha vastas fronteiras com o Níger, o Tchad, o Sudão, a Argélia, a Tunísia e a República Centro-Africana, que são uma terra fértil para todos os tipos de tráficos.
O fenómeno constitui uma fonte de preocupação maior para a Líbia, com nomeadamente vagas migratórias e a circulação de mercenários e grupos armados fora-da-lei.
A situação alimenta a insegurança nesta região exposta a uma proliferação de grupos armados do movimento jihadista que perpetuam ataques terroristas, segundo a mesma fonte.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 25jan2022