Líbia e Tchad abordam papel regional da CEN-SAD
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, e o Presidente do Tchad, Mahamat Idriss Deby, conversaram segunda-feira última por telefone sobre o papel regional da Comunidade dos Estados Sahel-Sarianos (CEN-SAD), soube a PANA de fonte oficial.
Durante a reunião, al-Manfi exprimiu o apoio da Líbia à CEN-SAD e os seus esforços para a ativar, ultrapassando as dificuldades com que ela está confrontada para poder desempenhar o seu papel regional, indica disse um comunicdo do Conselho Presidencial.
Do seu lado, o Presidente Deby salientou a sua preocupação de trazer de volta atividades da CEN-SAD à sua sede em Trípoli, e reativá-la para desempenhar o seu papel estratégico em África e contribuir para a realização da estabilidade e do desenvolvimento, segundo a mesma fonte.
Esforços estão a ser feitos para o retorno da CEN-SAD para retomar as suas atividades na sua sede em Trípoli, depois de a ter deixado temporariamente em 2019, no auge esteira da revolução de 17 de fevereiro de 2011.
Segunda-feira à noite, durante uma entrevista telefónica, o Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, reiterou ao Presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, o apoio do seu país ao regresso do CEN-SAD à sua sede na capital líbia.
A conversa telefônica entre MM. al-Manfi e Déby também versou, segundo o comunicado, sobre as relações líbio-chadianas e nas formas de as desenvolver para servir os interesses dos dois países vizinhos.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 29março2022