Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio e a Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL) decidiram elaborar uma estratégia de trabalho para resolver todos os obstáculos e dificuldades no funcionamento de agências e serviços de luta contra o fenómeno da imigração ilegal junto das organizações internacionais.
A decisão consta de um acordo assinado pelo vice-ministro líbio do Interior para os Assuntos da Imigração Clandestina, Mohamed Al-Chaibani, e pela representante residente e coordenadora dos assuntos humanitários da MANUL, Georgette Gagnon.
Este acordo resultou de uma reunião mantida quinta-feira, na capital Líbia, Tripoli, entre Al-Chaibani e Gagnon, segundo um comunicado do Ministério do Interior.
A nota precisa que as duas partes discutiram sobre aspetos de cooperação e apoio prestado pela Missão das Nações Unidas e pelos países da União Europeia ao Ministério do Interior.
A reunião concluiu "um conjunto de resultados em apoio à estratégia do Ministério do Interior neste dossiê", de acordo com o comunicado.
As autoridades líbias, cujo país enfrenta um grande fluxo de imigrantes ilegais explorados por redes de traficantes, que se aproveitando da insegurança, rejeitam totalmente a ideia de uma instalação definitiva de imigrantes no seu solo, defendida pelos países europeus.
-0- PANA BY/IS /DIM/IZ 16abril2021