Líbia e OMS analisam cooperação em saúde e luta contra covid-19
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio da Saúde, Ali Al-Zanati, entrevistou-se domingo, em Tripoli, com Elizabeth Hoff, chefe de missão e representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Líbia, para analisar a cooperação nos domínios do desenvolvimento do sistema de saúde e da luta contra a pandemia do novo coronavírus.
Durante a reunião, em que participou o vice-primeiro-ministro Ramadan Abou Jennah, foi estabelecido um mecanismo de cooperação com a OMS no fornecimento da vacina contra o coronavírus da forma mais rápida possível, garantindo ao mesmo tempo a qualidade da vacina, independentemente do preço.
Sublinhou-se igualmente a necessidade de coordenar com a Direção de Imunização do Centro Nacional de Luta contra Doenças e clínicas conjuntas como os organismos responsáveis pelo fornecimento da vacina.
A reunião discutiu ainda sobre os problemas enfrentados pela região sul da Líbia, à luz da nova pandemia de coronavírus, com centros de isolamento encerrados e áreas endémicas, e uma grave escassez de oxigénio médico, diz um comunicado.
A nota acrescenta que o ministro prometeu visitar o sul o mais rapidamente possível, para examinar de perto a situação sanitária nas instituições afetas ao Ministério.
Al-Zanati sublinhou a necessidade de se voltar à questão da formação e desenvolvimento do pessoal médico e auxiliar médico, particularmente do pessoal de saúde no sul.
Ficou acordado o estabelecimento de uma sala de operações de emergência, incluindo as regiões ocidentais, orientais e meridionais, a fim de trocar informações e experiências e reforçar a cooperação entre todas as instituições do setor.
-0- PANA BY/IS/DIM/IZ 22março2021