Trípoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, avistou-se, nesta segunda-feira, com o embaixador do Níger, Isyad Ag Kato, para analisar os meios de reforçar as relações bilaterais entre os dois países, soube a PANA de fonte oficial.
O encontro visa igualmente abrir perspetivas de cooperação em vários domínios, nomeadamente no de segurança, segundo a mesma fonte.
De acordo um comunicado do Gabinete de Imprensa do primeiro-minstro, Al Dbaiba sublinhou a importância da cooperação entre os países vizinhos da Líbia para controlar as fronteiras e a sua segurança.
O documento assinala que se trata duma responsabilidade assumidos por todos os países envolvidos por este dossiê para unirem os seus esforços.
No sul do seu território, a Líbia partilha vastas fronteiras com o Níger, o Tchad, o Sudão, a Argélia, a Tunísia e a República Centro-africana, que são uma terra fértil para todos os tipos de tráficos.
O fenómeno constitui uma fonte de preocupação maior para a Líbia, com nomeadamente vagas migratórias e a circulação de mercenários e grupos armados fora-da-lei.
Uma situação alimenta a insegurança nesta região exposta a uma proliferação de grupos armados do movimento jihadista que perpetuam ataques terroristas, segundo a mesma fonte.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 24jan2022