Líbia e Malta examinam cooperação bilateral sobre migração clandestina
Trípoli, Líbia (PANA) - O vice-ministro líbio do Interior do Governo de União Nacional para os Assuntos da Emigração Ilegal, Mohamed al-Chaibani, discutiu com uma delegação do Governo maltês sobre o dossiê da emigração ilegal e passaram em revista a sua cooperação neste domínio.
A reunião de quarta-feira, em Tripoli, contou com a participação do embaixador de Malta na Líbia, Charles Saliba, e de representantes do primeiro-ministro e do Ministério maltês da Defesa, bem como de responsáveis da segurança na Líbia.
Na ocasião, al-Chaibani sublinhou que o dossiê em questão é “ demasiado espinhoso”, saudando os acordos concluídos com o Governo maltês.
Ele apelou para que as partes se concentrem na cooperação e apliquem os acordos, refere um comunicado publicado esta quinta-feira pelo Ministério líbio do Interior.
Do seu lado, o diretor da Segurança Costeira, o coronel-major Mohamed al-Nouwaisiri, insistiu "na necessidade de se aproveitar estes acordos de uma forma que sirva os interesses dos dois países e desenvolva o pessoal da direção da segurança costeira”.
O responsável do Escritório da Coordenação dos Trabalhos ligados ao Desmantelamento de Explosivos, o coronel-major Hussein al-Amri, declarou, por sua vez, que se “deverá igualmente insistir na cooperação entre os dois países no domínio do desmantelamento de explosivos”.
O representante do primeiro-ministro maltês exprimiu “ a vontade do seu país de fornecer um apoio no domínio dos explosivos, a fim de servir os interesses dos dois países”.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 06agosto2020