Líbia e Kuwait analisam papel de países árabes na crise líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Taher Siala, reuniu-se com o seu homólogo kuwaitiano, Sabab Khaled Al-Sabah, para analisar as formas de “unificar os esforços árabes" para a resolução da crise líbia e pôr termo à agressão contra a capital, indica uma nota oficial distribuída quarta-feira, em Tripoli.
As duas partes discutiram, durante uma conversa telefónica, sobre a agenda da 152ª sessão ordinária do Conselho da Liga Árabe a nível dos ministros dos Negócios Estrangeiros que se realiza, de 8 a 10 de setembro corrente, segundo a mesma fonte.
As discussões versaram sobre o papel do Kuwait e os eforços envidados para definir a posição internacional face à guerra na capital líbia, pois o Kuwait é membro do Conselho de Segurança e representa o grupo árabe no seio deste órgão.
Os arredores de Tripoli são, desde 4 de abril último, palco de combates violentos no quadro a ofensiva militar lançada pelas forças do autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA), baseado no leste e dirigido pelo marechal Khalifa Haftar, contra as tropas leais ao Governo Nacional de Acordo (GNA) liderado por Fayez Al-Sarraj, com sede na capital do país.
O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, acusou países estrangeiros de terem apoiado o ataque contra Tripoli para desestabilizar o país.
Esforços estão a ser envidados pelo emissário das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, para a retomada do processo político através da realização de duas conferências, sendo uma a nível internacional que reunirá os países interessados pelo dossiê líbio e outra entre Líbios, visando concluir o processo político.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 05set2019