Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia e a Itália sublinharam a importância de reforçarem a cooperação estratégica e a ação conjunta entre as duas partes, nomeadamente ao que à vertente da emigração clandestina e luta contra o tráfico de seres humanos diz respeito, soube a PANA de fonte oficial.
Esta posição foi manifestada segunda-feira última pela ministra líbia dos Negócios Estrangeiros, Najla al-Mangouch, e pelo seu homólogo italiano, Antonio Tajani, durante uma conferência de imprensa conjunta.
A mesma ocorreu no final de uma cerimónia de entrega, pela Itália, a agentes da Guarda Costeira Líbia de um barco de tipo Sar (RS-LGG 300) para buscas e salvamentos de pessoas no Mar Mediterrâneo.
A cerimónia de receção aconteceu na oficina de barcos de Vittoria, na cidade italiana de Adria, no nordeste do Mar Adriático, na presença do vice-primeiro-ministro italiano e ministro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani, e do comissário europeu, Oliver Varhelyi, segundo um comunicado do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
Em finais de janeiro último, al-Mangouch e Tajani assinaram um protocolo de acordo em Trípoli, a capital da Líbia, em virtude do qual a Itália fornecerá a esta última cinco navios inteiramente equipados que serão utilizados para operações de buscas e salvamentos de pessoas.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 07fev2023