Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Itália criam unidade de coordenação contra migração clandestina

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia e Itália decidiram criar uma "sala de operações conjuntas" para a troca de informações sobre a migrações ilegais, soube a PANA terça-feira, de fonte oficial na capital líbia, Tripoli.

A decisão foi tomada no termo de negociações realizadas em Tripoli entre os dois países em que a Líbia se fez representar pelo seu diretor da Segurança Geral e Itália pelo seu embaixador na capital líbia, Guiseppe Peroni, segundo um comunicado do Departamento de Informação do Governo líbio de Reconciliação Nacional.

O acordo prevê a ativação dos acordos anteriores entre os dois países, precisa o comunicado, sublinhando que os elementos da segurança líbia vão gerir a direção da missão, enquanto a Itália tratará do apoio logístico.

O comunicado indica igualmente que o acordo compreende o envio de alguns empregados do Ministério da Formação para Itália e Tunísia nas próximas semanas.

O primeiro-ministro italiano, Paulo Gentiloni, e o chefe do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, assinaram ultimamente, em Roma, um protocolo de acordo para apoiar o controlo da migração ilegal, a luta contra o tráfico de seres humanos e o controlo da fronteira sul da Líbia.

Este acordo foi denunciado pelo Parlamento líbio, afirmando que o Conselho Presidencial não dispunha da legitimidade para assinar acordos em nome da Líbia.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 14fev2017