Líbia e Itália ativam acordos de cooperação
Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia e a Itália decidiram ativar avirdis conjuntos de cooperação, incluindo um relativo à troca de prisoneiros, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
Para o efeito, o vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros para Cooperação e Organizações Internacionais, Omar Ketti, reuniu-se, segunda-feira com o embaixador italiano na Líbia, Giuseppe Grimaldi.
O encontro versou também sobre os avaliação da implementação dos termos do Tratado de Amizade Líbio-Italiana, segundo um comunicado publicada no website do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
Assinado em 2008, este tratado consiste na compensação italiana atinente ao período colonial na Líbia, sob a forma de investimentos adevaliados em cerca de 5.000.000 de dólares americanos.
Destes investimentos, destacam-se a construção de uma autoestrada que atravessa a Líbia do leste ao oeste cruza a Líbia de leste a oeste, e a cooperação, entre os dois países, na luta contra a emigração clandestina.
Segundo o mesmo comunicado, Ketti e Grimaldi discutiram formas de reforçar as relações existentes entre os dois países para servir os seus interesses, bem como a retomada dos trabalhos da Comissão Económica Mista para apoiar a cooperação bilateral nas áreas económica, comercial, técnica e educacional.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 09novembro2021