Líbia e Itália abordam reforço de segurança em Trípoli
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro do Interior do Governo líbio de Unidade Nacional, Fathi Bachagha, discutiu com a sua homóloga italiana, Luciana Lamorgese, sobre questões de cooperação conjunta, em matéria de segurança, de reforço das capacidades de segurança e de formas de lutar contra a emigração ilegal, soube a PANA de fonte oficial no local.
A governante italiana chegou a Tripoli quinta-feira última, à frente de uma delegação de alto nível, de acordo com a fonte, e encontrou-se com o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj.
Numa declaração à imprensa, o Ministério do Interior do Governo de Unidade Nacional anunciou que o encontro entre Bachagha e Lamorgese versou sobre a evolução da situação na Líbia e uma série de dossiês conjuntos de cooperação, nomeadamente a cooperação no domínio da segurança.
Esta cooperaçao, segundo a mesma declaração, inclui o reforço das capacidades de segurança, a emigração ilegal e a luta contra o tráfico e o contrabando de seres humanos.
Segundo o mesmo documento, as duas partes abordaram igualmente assuntos atinentes ao regresso das empresas italianas à Líbia para retomarem as suas atividades, e a contribuição da Itália para a retirada das minas das áreas que estavam sob o controlo das forças de Khalifa Haftar (autoproclamado comndante do Exército Nacional Líbio).
O encontro debruçou-se também sobre o encerramento das instalações petrolíferas, realçando ainda "a maior necessidade" da retomada da produção de petróleo, que representa a riqueza dos Líbios e a fonte dos seus rendimentos.
-0- PANA BY/BEH 17/DIM/DD 17julho2020