Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Itália abordam emigração ilegal

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma delegação do Ministério italiano do Interior liderada pelo diretor-geral da Polícia, Roncona Rodolfo, chegou esta terça-feira a Tripoli no quadro duma visita à Líbia destinada a ativar a cooperação bilateral no domínio da luta contra a emigração clandestina.

Ela discutirá também sobre a promoção da cooperação entre os dois países e a sua ativação no domínio da segurança em particular no que diz respeito à segurança da costa para lutar contra a emigração ilegal.

A coordenação nos programas de formação e de qualificação técnica bem como em matéria de equipamentos e de segurança nacional figuram entre as questões que estarão no centro das discussões desta delegação com as autoridades líbias.

A Itália e o Conselho Nacional de Transição (CNT) assinaram a 17 de junho de 2011 um acordo destinado a resolver a crise causada pela partida para a Europa de milhares de emigrantes que fugiam à violência na Líbia.

O acordo inclui a troca de informações sobre a emigração ilegal e as redes de passadores entre as duas margens do Mediterrâneo.

O texto estipula igualmente a cooperação com vista a repatriar os migrantes que chegaram nestes últimos meses às costas italianas.

-0- PANA BY/AAS/IBA/FK 17julho2012