Líbia e Interpol acordam ligação de bancos de dados
Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, decidiu sexta-feira, em Munique, com o secretário-geral da Interpol, Juergen Stok, estabelecer uma ligação entre as bases de informações e de dados do órgão internacional de segurança e as do Estado líbio, e trabalhar para limitar a proliferação de armas e grupos terroristas.
A reunião com o secretário-geral da Interpol também abordou as formas de desenvolver a cooperação entre a Interpol e as instituições de segurança líbias, segundo o gabinete de informação do Conselho Presidencial num comunicado.
A mesma fonte disse igualmente que a reunião aprovou a proposta de al-Sarraj "de dar as boas vindas aos grupos de trabalhadores líbios do domínio da luta contra a criminalidade para que eles se familiarizem com os mecanismos e os métodos de trabalho e adquirir novas experiências".
O Secretário-geral da Interpol exprimiu a sua gratidão e reconhecimento pelo acolhimento e o apoio prestado à delegação da Polícia criminal internacional, durante a sua recente visita à Líbia, observando que al-Sarraj se congratulou com a visita próxima do secretário-geral à Líbia, nas próximas semanas.
O Gabinete de Informação do presidente do Conselho Presidencial observou que o escritório da Interpol retomou o seu trabalho normalmente, na Líbia, e coordena no exercício das suas funções com os órgãos do Ministério Justiça, e que esforços estão em curso para beneficiar de projetos organizados pela Interpol.
-0- PANA BY/TBM/DIM/IZ 17fev2019